O Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Taquari, CONSISA, é uma forma de cooperação federativa que veio aprimorar a descentralização, compreendendo um conjunto de vários entes que se agregam para pleitear recursos e serviços específicos de forma organizada, otimizando custos e auxiliando os gestores públicos no seu fim precípuo: atender à coletividade.

A entidade é uma importante forma de articulação, prestação de serviços, fundamentada na cooperação, na atuação associada dos seguintes entes: Anta Gorda; Arroio do Meio; Arvorezinha; Bom Retiro do Sul; Boqueirão do Leão; Canudos do Vale; Capitão; Colinas; Coqueiro Baixo; Cruzeiro do Sul; Dois Lajeados; Doutor Ricardo; Encantado; Estrela; Fazenda Vilanova; Forquetinha; Ilópolis; Imigrante; Itapuca; Lajeado; Marques de Souza; Muçum; Nova Bréscia; Paverama; Poço das Antas; Pouso Novo; Progresso; Putinga; Relvado; Roca Sales; Santa Clara do Sul; São José do Herval; São Valentim do Sul; Sério; Teutônia; Travesseiro; União da Serra; Vespasiano Correa; Vista Alegre do Prata; Westfália.

A partir da Lei Federal 11.107/05 que regulamentou a formação dos consórcios em todo o país – os entes federados passaram a ter uma norma específica destinada a reger a formação de consórcios.

O CONSISA tem abrangência gestora e operacional junto ao SAMU Regional do Vale do Taquari; Serviço de Atendimento Especializado(SAE); Central de Medicamentos e Insumos; Centro Regional de Oftalmologia de Encantado; Serviços Credenciados de Saúde, Meio Ambiente, Veterinária e Resíduos Sólidos Extra-domiciliares; Departamento de Inspeção Sanitária (DIS); Licitações Compartilhadas.

MISSÃO

Executar políticas públicas, potencializando recursos e serviços à população.

VISÃO

Ser referência no segmento e na execução de políticas públicas.

Transparência, legalidade, economicidade.

CONSELHO DE PREFEITOS DO CONSISA