26/10/2023

Visita do Consisa destaca Inovação na Destinação de Resíduos Sólidos

A diretoria do Consisa, representada pelo presidente Marcos Scorsatto (Prefeitor de Itapuca); vice, Edmilson Busato (Prefeito de Bom Retiro do Sul); secretário, Jari Hunhoff (prefeito de Capitão); e secretária da Agricultura de Teutônia, Lídia Margarete Müller Dhein, estiveram na última semana em Novo Hamburgo. O encontro teve como foco visitar uma empresa que apresentou uma solução revolucionária para a destinação de resíduos sólidos, abrangendo uma variedade de categorias, desde resíduos urbanos e industriais até resíduos agrícolas e de saúde.

A solução proposta pela empresa consiste na criação de um composto biossintético industrial conhecido como CBSI, que possui múltiplas aplicações. A partir deste composto, é possível gerar energia térmica por meio de sua utilização como combustível em caldeiras e fornos, substituindo os tradicionais combustíveis fósseis como carvão mineral. A tecnologia também oferece vantagens ambientais, como a geração de créditos de carbono em várias etapas do processo de produção e utilização.

A versatilidade da solução se estende ainda mais, permitindo a transformação do composto em produtos como madeira sintética, utilizada na fabricação de bancos de praça, decks e até mesmo na construção civil para casas populares, bloquetes, blocos e telhas.

A empresa por trás dessa tecnologia inovadora já é reconhecida internacionalmente, com patentes em mais de 85 países. Embora já atuando no setor privado, a empresa está agora expandindo sua atuação para o setor público, tendo inaugurado recentemente uma unidade no município de Garibaldi, através do consórcio que engloba a região da Serra.

A primeira discussão em torno dessa tecnologia promissora foi marcada pelo entusiasmo da diretoria do Concisa e das autoridades presentes. A possibilidade de implementar núcleos locais para lidar com até 70 toneladas de resíduos por dia demonstra o potencial de crescimento e impacto positivo na região.

A nova abordagem não só atende às regulamentações ambientais vigentes, como também se mostra economicamente viável e socialmente responsável. Com a primeira conversa bem-sucedida, a diretoria do Concisa e os prefeitos da região estão prontos para dar continuidade ao processo e explorar as possibilidades oferecidas por essa tecnologia revolucionária.