conteúdo do menu
18/12/2023

O Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Taquari adquire duas ambulâncias para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) do Vale do Taquari.

O CONSISA faz a gestão do SAMU no Vale do Taquari/RS, que conta com cinco bases descentralizadas de funcionamento, sendo que as mesmas atendem, atualmente, 32 municípios do Vale.

O programa é mantido com recursos federais, estaduais (destinados aos municípios que sediam as bases) e municipais (advindos dos municípios consorciados ao Consisa participantes do programa).

As bases do SAMU encontram-se nos Municípios de Arvorezinha, Encantado, Estrela, Lajeado e Teutônia.

Este ano, os prefeitos autorizaram em Assembleia a compra de duas ambulâncias, tendo em vista disponibilidade financeira do programa. A responsabilidade de renovação de frota das ambulâncias SAMU é do Governo Federal, o qual consta em atraso com a reposição de novos veículos. Assim, os Prefeitos do Vale optaram por adquirir os veículos com recursos próprios do Programa para qualificar o serviço prestado pelas equipes de salvamento à população.

Uma das ambulância será destinada à Base do SAMU de Teutônia e a outra à Unidade Avançada (UTI Móvel) que será implantada futuramente no Município de Encantado.