conteúdo do menu
22/10/2023

Marcos Scorsatto segue à frente do Consisa no próximo biênio

A assembleia contou com a presença de 30 dos 40 municípios consorciados.

O Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Taquari (Consisa) realizou na terça-feira, dia 20 de dezembro, a sua assembleia geral ordinária, com a presença de 30 dos 40 municípios consorciados. Na pauta, dentre outros, a eleição do novo Conselho de Prefeitos para o biênio 2023/2024, onde o atual presidente, prefeito de Itapuca, Marcos José Scorsatto, que liderou a chapa única, foi reconduzido à função.

Além do presidente, Marcos José Scorsatto, ainda integram a diretoria do biênio 2023/2024:

– vice-presidente: Edmilson Busatto, prefeito de Bom Retiro do Sul;

– secretário geral: Jari Hunhoff, prefeito de Capitão;

– vice-secretária: Vânia Brackmann, prefeita de Poço das Antas;

Além do Conselho de Prefeitos, ainda foram indicados os dois membros que integrarão o Conselho Fiscal, sendo definidos o prefeito de Coqueiro Baixo, Jocimar Valer, como efetivo e o prefeito de Cruzeiro do Sul, João Henrique Dullius, como suplente. Os demais conselheiros fiscais são indicados pela Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), Conselho dos Secretários Municipais de Saúde e pela 16ª Coordenadoria Regional de Saúde.

Scorsatto agradeceu a confiança dos prefeitos para poder estar à frente do Consisa por mais um biênio. “O nosso consórcio é muito forte e, para isso, precisamos desta união dos municípios. Todas as demandas, todas as propostas podem ser trazidas a nós. Queremos estar cada vez mais próximos dos municípios para qualificar ainda mais os nossos serviços. Estamos à disposição para trabalhar em prol do desenvolvimento da nossa região. Muito obrigado pela confiança”, sublinhou.

– tesoureiro: Sandro Ranieri Herrmann, prefeito de Colinas;

– vice-tesoureiro: Amilton Fontana, prefeito de Roca Sales.

Outros assuntos

Além da eleição da nova diretoria do Conselho de Prefeitos, a assembleia, que ocorreu junto à sala de eventos do Hotel Vallér, em Lajeado, ainda deliberou outros assuntos. Inicialmente, houve a apresentação do relatório de atividades da gestão do biênio 2021/2022, além da avaliação dos trabalhos executados pelo Consórcio.

Scorsatto colocou que o orçamento previsto para 2023 é de R$ 37.198.277,92. E desde esta terça-feira, o Consórcio passa a contar com 40 municípios consorciados, uma vez que durante a assembleia foi ratificada o consorciamento do município de Vista Alegre do Prata. A abrangência populacional do Consisa é de 347.426 habitantes.

O presidente do Consisa ainda trouxe informações sobre a abrangência gestora e operacional do consórcio e a evolução da mesma nos últimos anos, contemplando: Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) do Vale do Taquari; Serviço de Atendimento Especializado (SAE); Central de Medicamentos e Insumos; Centro Oftalmológico de Encantado; serviços credenciados de Saúde, Meio Ambiente, Veterinária e Resíduos Sólidos Extradomiciliares;  Departamento de Inspeção Sanitária (DIS); e licitações compartilhadas.

Dentre os serviços novos oferecidos estão: Tabela de Serviços Técnicos Profissionais de Saúde (por hora); Tabela de Serviços Veterinários de suporte, atendimento e assistência veterinária às propriedades rurais e atividades de inspeção industrial e sanitária de produtos de origem animal; Tabela de Serviços de Coleta, Transporte e Destinação de Resíduos Volumosos e Verdes (conforme demanda levantada pelos Municípios do G7); e inclusão do serviço de teste ocular para crianças e adultos na Tabela de Serviços Credenciados em Saúde. Hoje são 165 empresas credenciadas, sendo oito hospitais, e 798 profissionais vinculados ao Consisa.

O exponencial crescimento do Consisa também foi enaltecido por Scorsatto ao trazer a estimativa financeira para o encerramento do biênio da atual diretoria. Em 2020, o recurso livre era de R$ 158.495,53, passando para R$ 398.682,06 em 2022. Da mesma forma, o recurso do Samu passa de R$ 159.569,72 em 2020 para R$ 1.494.446,30 em 2022. E o SAE, cresceu de R$ 67.119,04 para R$ 90.387,10.

Scorsatto ressaltou que a participação dos municípios consorciados foi de suma importância. “Apresentamos tudo que foi feito neste biênio e definimos os próximos passos do Consisa, que tem se mostrado cada vez mais fundamental na nossa região, uma vez que oferta serviços que tem impactado diretamente na qualidade de vida da população do Vale do Taquari e trazido economia aos cofres públicos por meio das licitações compartilhadas”, afirmou.

Por fim, o presidente ainda pontuou que o consórcio é uma ferramenta que vem para ajudar a nível regional os municípios por meio de seus inúmeros serviços. “O consórcio tem infinitas possibilidades de crescimento, contribuindo com o desenvolvimento da região. Somos no Estado um dos melhores consórcios públicos. Todos os municípios consorciados estão de parabéns”, enalteceu.