15/12/2023

Convênios ampliam regulação médica em consórcios públicos intermunicipais

Foram firmados nesta quinta-feira (14/12) convênios com 12 consórcios públicos intermunicipais para a contratação de 26 médicos reguladores.

O objetivo é que esses profissionais reforcem a gestão compartilhada do sistema de marcações de consultas especializadas da Secretaria Estadual da Saúde (SES), o Gercon. Para isso, serão investidos mensalmente em recursos estaduais R$ 390 mil no custeio do serviço.

O Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Taquari (CONSISA) receberá um valor mensal de R$ 30 mil mensais. Ao ano o valor chega a R$ 360 mil. O CONSISA Vale do Taquari atende as seguintes cidades: Anta Gorda, Arroio do Meio, Arvorezinha, Bom Retiro do Sul, Boqueirão do Leão, Canudos do Vale, Capitão, Colinas, Coqueiro Baixo, Cruzeiro do Sul, Dois Lajeados, Doutor Ricardo, Encantado, Estrela, Fazenda Vilanova, Forquetinha, iLópolis, Imigrante, Itapuca, Lejeado, Marques de Souza, Muçum, Nova Bréscia, Paverama, Poço das Antas, Pouso Novo. Progresso, Putinga, Relvado, Roca Sales, Santa Clara do Sul, São José do Herval, São Valentim do Sul, Sério, Teutônia, Travesseiro, União da Serra, Vespasiano Correa, Vista Alegre do Prata, Westfália.

O ato ocorreu no gabinete da SES, com a presença secretária Arita Bergmann, representantes dos consórcios conveniados e da presidente da Associação Gaúcha de Consórcios Públicos (Agconp), Marcia Rossatto Fredi, prefeita de Fortaleza dos Valos.

A prestação de serviços será realizada por médicos teleconsultores, com carga horária de 30 horas semanais, especializados nas áreas de cardiologia, cirurgia cardíaca, cirurgia geral, cirurgia torácica, cirurgia vascular, endocrinologia, gastroenterologia, hematologia, oftalmologia, oncologia, nefrologia, neurologia, pneumologia, reumatologia, traumatologia ou urologia. Cada médico deverá realizar, em média, 20 ações de regulação por hora.

Sistema de Gerenciamento de Consultas.

O Gercon organiza o primeiro acesso a consultas especializadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), priorizando os casos mais graves de forma centralizada. Desenvolvido pela Companhia de Processamento de Dados de Porto Alegre (Procempa), foi adotado em Porto Alegre em 2017. Em dezembro de 2022 a SES concluiu o processo de interiorização do sistema.

O agendamento é feito pelo Estado em resposta às solicitações das Secretarias Municipais de Saúde. Um médico regulador dá prioridade aos casos mais graves e urgentes, não apenas à ordem de entrada dos pacientes no sistema. Um software faz então a marcação da consulta. A informação fica disponível para o município avisar os pacientes e para os hospitais organizarem a agenda de atendimentos.

Após a implantação do Gercon, o número de primeiras consultas no Estado passou de 53 mil em janeiro de 2021 para 94 mil em julho deste ano. O sistema, unindo as centrais de regulação locais com o Estado, evitou sobreposições de pedidos do mesmo paciente em diferentes municípios, permitindo uma fila real de pacientes.