CONSISA realiza visita técnica ao Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Amrec, em Santa Catarina

Objetivo foi buscar conhecimento para obtenção de qualificação ao Sisbi-POA, sistema nacional que permite a venda de produtos de origem animal em todo o país.

O Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Taquari (CONSISA) realizou visita técnica ao Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (CIM-Amrec), em Santa Catarina, no dia 22 de março. A visita teve como objetivo buscar conhecimento para obtenção de qualificação ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA), que harmoniza e padroniza os procedimentos de fiscalização dos produtos de origem animal em todo o país. O secretário executivo, Nilton da Silva Rolante, e a coordenadora do Departamento de Inspeção Sanitária, a médica veterinária Catarina Esquinatti, representaram o CONSISA.

Na edição anterior do Projeto de Ampliação de Municípios Integrados ao Sisbi-POA por Meio de Consórcios Públicos Municipais (Consim), o CIM-Amrec foi contemplado com o reconhecimento da equivalência ao Sistema, credenciando-o como uma referência para busca de conhecimento.

Durante o encontro, foram abordados assuntos da parte técnica de inspeção e fiscalização de produtos de origem animal, com a gerente de inspeção sanitária, a médica veterinária Mariah de Freitas Marques. Além disso, foram realizadas visitas técnicas a uma granja avícola e a uma unidade de beneficiamento de produtos cárneos, localizadas nos municípios de Içara e Nova Veneza, respectivamente. Estas indústrias obtiveram o selo de equivalência ao Sisbi-POA junto ao CIM-Amrec.

Na ocasião, Rolante e Catarina foram recebidos por membros do CIM-Amrec, entre eles: o presidente do consórcio, o prefeito Cocal do Sul, Fernando de Faveri; o diretor executivo, Daniel Michels Spillere; e o assessor jurídico Giovanni Dagostin. Foram abordados temas de interesse para a infraestrutura e funcionamento geral do consórcio.

Representantes do CONSISA foram recebidos por membros do CIM-Amrec, entre eles: o presidente do consórcio, o prefeito Cocal do Sul, Fernando de Faveri; o diretor executivo, Daniel Michels Spillere; e o assessor jurídico Giovanni Dagostin (Foto: Divulgação)

O que é o Consim?

É um projeto que tem por finalidade ampliar o número de municípios incluídos no Sisbi-POA, por meio da adequação e qualificação de consórcios públicos de municípios e dos serviços de Inspeção vinculados, bem como de estabelecimentos registrados, de modo que possam ser reconhecidos como equivalentes.

Na última quinta feira (24), o CONSISA foi selecionado, junto a outros 30 consórcios públicos municipais, de nove estados brasileiros, para fazer parte da edição 2022-2023 do Projeto.

Texto: Rodrigo Gallas