24/10/2023

CONSISA oficializa ao Estado pedido de doação de área

Comitiva do CONSISA liderada pelo presidente Marcos Scorsatto foi recebida no Palácio Piratini pelo Secretário Chefe da Casa Civil Artur Lemos. O consórcio oficializou a solicitação de doação e/ou cedência de área de terra para fins de construção de sede própria do CONSISA.

Conforme relato do presidente, o Consórcio apresenta-se como instituição estratégica ao desenvolvimento regional e necessita de um ambiente novo, próprio, moderno e adequado. A solicitação é a doação e/ou cedência de uma área de terras ideal de 5.000m², de propriedade do Estado. Três áreas foram indicadas como sugestão, em Picada Olarias com 11.375,00 m²; em ​Picada Scherer, com 4.531,25 m² e em ​Olarias, com 16.400,00 m².

O incremento dos serviços e atividades do Consisa originarão aumento de arrecadação de impostos ao município de Lajeado além de novas oportunidades de trabalho e outros benefícios indiretos. A diretoria do Consórcio já havia apresentado a demanda ao presidente da Assembleia Legislativa e agora ao Governo do Estado.

Abrangência

O Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Taquari, CONSISA é um Consórcio de interesse público, localizado em Lajeado, que abrange uma população de 375.886 habitantes. Compõe-se por 40 Municípios associados, sendo: Anta Gorda; Arroio do Meio; Arvorezinha; Bom Retiro do Sul; Boqueirão do Leão; Canudos do Vale; Capitão; Colinas; Coqueiro Baixo; Cruzeiro do Sul; Dois Lajeados; Doutor Ricardo; Encantado; Estrela; Fazenda Vilanova; Forquetinha; Ilópolis; Imigrante; Itapuca; Lajeado; Marques de Souza; Muçum; Nova Bréscia; Paverama; Poço das Antas; Pouso Novo; Progresso; Putinga; Relvado; Roca Sales; Santa Clara do Sul; São José do Herval; São Valentim do Sul; Sério; Teutônia; Travesseiro; União da Serra; Vespasiano Correa; Vista Alegre do Prata; Westfália.

Serviços prestados

O CONSISA tem abrangência gestora e operacional junto ao SAMU Regional do Vale do Taquari; Serviço de Atendimento Especializado (SAE); Central de Medicamentos e Insumos; Centro Regional de Oftalmologia de Encantado; Serviços Credenciados de Saúde, Meio Ambiente, Veterinária e Resíduos Sólidos Extradomiciliares; Departamento de Inspeção Sanitária (DIS); bem como, em Licitações Compartilhadas.

O Consórcio está localizado em região estratégica e favorável próxima à capital do Estado do RS; sediado próximo à 16ª Coordenadoria Regional de Saúde que articula o sistema de saúde no âmbito regional das suas Regiões 29 e 30 de Saúde; está próximo ao Hospital Bruno Born que é referência regional em saúde nas mais diversas especialidades, seja de alta ou média complexidade; próximo ao Ambulatório de Especialidades Médicas da Univates que oferece diversas especialidades médicas.

É gestor do Programa SAMU VT que atende 326.506 habitantes correspondente a 32 municípios que participam do rateio tripartite da manutenção do programa, sendo: Anta Gorda, Arroio do Meio, Arvorezinha, Bom Retiro do Sul, Canudos do Vale, Coqueiro Baixo, Cruzeiro do Sul, Dois Lajeados, Doutor Ricardo, Encantado, Estrela, Fazenda Vilanova, Forquetinha, Ilópolis, Itapuca, Lajeado, Marques de Souza, Muçum, Nova Bréscia, Paverama, Poço das Antas, Pouso Novo, Progresso, Putinga, Relvado, Roca Sales, Santa Clara do Sul, São Valentim do Sul, Teutônia, Travesseiro, Vespasiano Correa e Westfália.

Tem empresas credenciadas, prestando serviços especializados e de diagnósticos, nas áreas médicas, laboratórios para exames, clínicas de fisioterapia, odontologia, exames de alta e média complexidade para que os municípios associados possam comprar serviços de qualidade e disponibilizar aos seus usuários.

Neste sentido, o Consórcio busca a concretização do projeto de construção de sede própria, sediando neste espaço a Central de Compras de Medicamentos, estendendo-a à compra de materiais hospitalares e odontológicos, bem como, sediar as Bases descentralizadas do SAMU 192 de Lajeado (Unidade de Suporte Avançado – USA e Unidade de Suporte Básico – USB).

As atividades propostas integram o organograma do consórcio prevendo a instalação de um conjunto de serviços que venham a contemplar atendimento administrativo e de gestão de tais atividades do CONSISA numa edificação nova, ampla, de melhor acesso para tráfego de veículos e caminhões. A entidade já atua de forma multidisciplinar, ofertando serviços especializados sendo referência na execução de políticas públicas.

Texto e foto: Assessoria de Imprensa