29/11/2023

CONSISA celebra reconhecimento pelo Mapa em evento no Mato Grosso

O Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Taquari (CONSISA) e seu presidente, Marcos Scorsatto, estão entre os protagonistas de um momento histórico para a agricultura e pecuária nacional.

Nesta semana, consórcios públicos municipais de oito estados foram reconhecidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e passam a integrar o Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA).

O evento de entrega dos títulos de adesão ao Sisbi-POA ocorreu em Mirassol d'Oeste, no estado de Mato Grosso, sendo marcado por um destaque significativo para o CONSISA, que representa uma região importante para a agricultura no Vale do Taquari.  As duas empresas da região  DVian Embutidos e Agroindústria Miralac que receberam a consultoria durante o Projeto ConSIM, irão receber a habilitação para utilização do selo Sisbi-POA em seus produtos, o que possibilitará o comércio dos mesmos em todo território nacional.

Com essa conquista, 485 municípios, distribuídos pelos estados da Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, agora fazem parte do sistema. Esta é a maior inclusão simultânea de entes ao Sisbi-POA desde sua implementação, destacando o compromisso do Governo Federal com a segurança sanitária e alimentar da população.

O presidente em exercício, Irajá Lacerda, parabenizou a iniciativa e ressaltou a importância de abrir as fronteiras para que empreendedores possam comercializar seus produtos legalmente em todo o Brasil. O prefeito de Mirassol d'Oeste, Hector Alvares Bezerra, enfatizou que esse avanço é crucial para a agricultura e pecuária do país.

O Projeto ConSIM, conduzido pela Secretaria de Defesa Agropecuária, desempenhou um papel fundamental nesse marco. Ao longo de 18 meses, o Mapa acompanhou os serviços de inspeção e empreendedores vinculados aos 25 consórcios públicos, incluindo o CONSISA. Agora, 40 consórcios já aderiram ao Sisbi-POA, demonstrando os resultados positivos desse projeto.

O secretário de Defesa Agropecuária do Mapa, Carlos Goulart, destacou que a ampliação do número de entes integrados ao Sisbi-POA é um compromisso para contribuir com a oferta de alimentos seguros ao consumidor brasileiro.

O Sisbi-POA, integrado ao Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa), padroniza e harmoniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal, garantindo a inocuidade e segurança alimentar. O reconhecimento da equivalência e adesão ao Sisbi-POA exige a comprovação de medidas de inspeção higiênico-sanitária e tecnológica que permitam avaliar a qualidade e inocuidade dos produtos de origem animal com a mesma eficiência do Ministério da Agricultura.

O CONSISA, juntamente com os demais consórcios, celebra essa importante conquista, que não apenas impulsiona a economia local, mas também fortalece a colaboração entre municípios na promoção da segurança alimentar e qualidade dos produtos de origem animal.