11/10/2023

CONSISA avança rumo à expansão do comércio de produtos de origem animal através do Projeto ConSIM 2022/2023

O Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Taquari (CONSISA) está em movimento constante no Projeto ConSIM 2022/2023, uma iniciativa estratégica voltada para o fortalecimento do comércio de produtos de origem animal. Recentemente, entre os dias 14 e 18 de agosto de 2023, o CONSISA atingiu um marco crucial ao passar por uma auditoria de reconhecimento de equivalência dos seus serviços.

Nesse avanço significativo, os Serviços de Inspeção Municipal de Marques de Souza e Doutor Ricardo, em conjunto com suas agroindústrias associadas ao consórcio, foram submetidos a uma minuciosa auditoria técnico-administrativa. A finalidade desse procedimento é obter o reconhecimento de equivalência e a adesão ao prestigiado Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal, conhecido como SISBI-POA. A auditoria em questão assinala a fase final do Projeto ConSIM 2022/2023, uma iniciativa que se empenhou primordialmente em oferecer direcionamento técnico a consórcios públicos de municípios, cujo foco era o aprimoramento dos serviços de inspeção relacionados a produtos de origem animal.

O objetivo derradeiro do projeto é a total integração dos serviços de inspeção vinculado a consórcios públicos e suas agroindústrias ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA), um passo decisivo para ampliar as oportunidades de comércio de carnes, leite, pescados, ovos, mel e seus subprodutos. Analisados os procedimentos envolvendo a inspeção e fiscalização de produtos de origem animal, bem como a aderência às legislações vigentes e a conformidade com as diretrizes estabelecidas para o processo de equivalência. Cabe destacar a contribuição das médicas veterinárias Catarina Esquinatti, Coordenadora do Departamento de Inspeção Sanitária do CONSISA, Simone Reichert Dadall, Coordenadora do Serviço de Inspeção Municipal de Marques de Souza, e Natalí Miotto, Coordenadora do Serviço de Inspeção Municipal de Doutor Ricardo, fundamentais nesse percurso. A próxima etapa envolve a elaboração de um relatório pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Com base nesse documento, o CONSISA, em colaboração com os Serviços de Inspeção de Marques de Souza e Doutor Ricardo, desenvolverá um Plano de Ação.

O propósito deste plano é corrigir possíveis não conformidades identificadas e introduzir aprimoramentos nos procedimentos de inspeção. Essa etapa é vital para que consórcio e as agroindústrias alcancem o reconhecimento necessário para expandir suas atividades no setor de produtos de origem animal. O Projeto ConSIM 2022/2023 é uma demonstração tangível do compromisso do CONSISA e de seus municípios associados com o aprimoramento da inspeção de produtos de origem animal. Além de garantir a qualidade e a segurança alimentar, essa iniciativa também abre portas para o crescimento econômico da região, através da ampliação das atividades comerciais envolvendo esses produtos.