07/10/2023

Com assinatura de termo de compromisso junto ao Mapa, Consisa avança na adesão ao Sisbi-POA

O Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Taquari (Consisa) deu, nesta quinta-feira, dia 1º de setembro, mais um grande passo para conseguir a adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA). Durante ato no estande do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) no Pavilhão Internacional da 45ª Expointer, em Esteio, ocorreu a assinatura do termo de compromisso e participação no sistema.

O ato de assinatura contou com a presença do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Marcos Montes, do presidente do Consisa, Marcos José Scorsatto, e dos prefeitos de Marques de Souza, Fabio Alex Mertz, e de Doutor Ricardo, Alvaro José Giacobbo. Os dois municípios estão participando, através do Consórcio, do Projeto de Ampliação de Mercados de Produtos de Origem Animal para Consórcios Públicos de Municípios (ConSIM), em busca da adesão da equivalência Sisbi-POA.

Segundo Scorsatto, os serviços de inspeção municipais estão sendo capacitados e qualificados, podendo receber, em breve, a avaliação para adesão ao Sisbi-POA. “Assim, as agroindústrias de carnes, leite, pescados, ovos, mel e respectivos derivados estarão aptas a comercializar seus produtos em todo o território nacional. Estar entre os 28 consórcios selecionados para participar de todo este processo mostra a seriedade e a preocupação com a qual tratamos a questão da inspeção sanitária”, frisa.

Conforme pontuado pelo presidente, o Consisa está entre os 28 consórcios públicos que chegaram à segunda fase do Projeto ConSIM, sendo selecionados e qualificados para receber orientação e capacitação para conseguir a adesão ao Sisbi-POA. O Sisbi-POA faz parte do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa) e busca padronizar e harmonizar os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir a inocuidade e segurança alimentar.

Os estados, municípios e os consórcios públicos municipais focados na inspeção e comercialização de produtos de origem animal podem obter a equivalência dos seus serviços de inspeção junto ao Mapa, sendo necessário comprovar que as medidas de inspeção higiênico-sanitária e tecnológica praticadas têm a mesma eficiência do Ministério. Já a organização dos Serviços de Inspeção Municipal (SIM) em consórcios públicos traz uma série de benefícios. Entre eles estão a segurança sanitária dos alimentos, a ampliação da capacidade fiscal, a abertura de mercado para produtores locais (possibilitando a venda dos produtos em todo o território nacional), a redução de custo fixo, a oferta de serviço de inspeção em pequenos municípios e a integração regional.